Novo Website / New Website



Curso de Introdução à Meditação – nível I


budismo mindfulness
O curso será orientado por Paulo Borges. Tentando praticar desde 1983, tem orientado desde 1999 vários seminários e cursos de introdução teórica e prática ao budismo e à meditação budista. É presidente da União Budista Portuguesa e do Círculo do Entre-Ser e professor de Filosofia na Universidade de Lisboa....
#Formação


17 de Fevereiro e 17 de Março, 11h – 18h:30m

O curso visa introduzir a prática das principais formas de meditação budista tradicional. A meditação tem muitos benefícios, cientificamente comprovados, como suprimir a ansiedade e o stress, restabelecer o sono, aumentar a memória, a capacidade de concentração e a inteligência, ajudar a superar desequilíbrios psicológicos e crises emocionais, restabelecer a harmonia nas relações humanas. Começa a ser introduzida com grande sucesso nas escolas, empresas, hospitais e prisões e é cada vez mais praticada por sectores crescentes da população ocidental. O objectivo último é todavia libertar a mente de conceitos e emoções perturbadoras, levando-nos a descobrir e desenvolver a nossa natureza profunda numa compreensão clara da natureza das coisas e na extensão do amor e da compaixão a todos os seres.

Haverá uma breve introdução teórica, períodos de prática e troca final de experiências, com perguntas e respostas. O objectivo é habilitar os participantes para continuarem a prática por si mesmos ou, como é recomendável no início, integrarem um grupo de prática regular.

Para meditar não é necessário ser budista nem acreditar em nada exterior à nossa própria experiência.


Programa:

17 de Fevereiro – Introdução teórica ao sentido e objectivos da meditação. A preparação e os sete pontos da postura. Prática de shamatha, a calma mental, pela atenção plena às sensações físicas e à respiração. Meditação com objecto e sem objecto. Meditação em andamento. Conhecimento dos cinco principais obstáculos à meditação. Dedicatória da sessão.



17 de Março - Revisão da sessão anterior. Aperfeiçoamento da prática de shamatha, a calma mental, pela atenção plena às sensações físicas, à respiração, aos fenómenos mentais (pensamentos, imagens e emoções) e aos fenómenos externos. Meditação com objecto e sem objecto. Meditação em andamento. Introdução  e aperfeiçoamento da prática de tonglen, "dar e receber", que visa desenvolver o amor, a compaixão, a alegria e a imparcialidade. da prática de tonglen, "dar e receber", que visa desenvolver o amor, a compaixão, a alegria e a imparcialidade. Dedicatória da sessão.


Haverá 1 pausa para chá.
Os participantes terão acesso ao registo vídeo/áudio do workshop.

Orientador:
O curso será orientado por Paulo Borges. Tentando praticar desde 1983, tem orientado desde 1999 vários seminários e cursos de introdução teórica e prática ao budismo e à meditação budista. É presidente da União Budista Portuguesa e do Círculo do Entre-Ser e professor de Filosofia na Universidade de Lisboa. É tradutor de textos budistas, como “Estágios da Meditação”, de Sua Santidade o Dalai Lama (Lisboa, Âncora Editora, 2001), o “Livro Tibetano dos Mortos” (Lisboa, Ésquilo, 2006) (com Rui Lopo), “A Via do Bodhisattva”, de Shantideva (Lisboa, Ésquilo, 2007), “O Caminho da Grande Perfeição”, de Patrul Rinpoche (Lisboa, Ésquilo, 2007). Entre outras obras é co-autor, com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, de “O Budismo e a Natureza da Mente” (Lisboa, Mundos Paralelos, 2005) e de “Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar” (Lisboa, Âncora Editora, 2010).




P.f. preencher a ficha de inscrição no fim desta página




Inscrições:

O curso decorre com o mínimo de 12 participantes

Local: R. Dr. Afonso Cordeiro, 323 Matosinhos

Mapa: http://g.co/maps/tj5mj

Contactos para inscrições: pranacym(at)gmail.com / Tlm: 917002079

Web: http://pranacym.blogspot.com/

União Budista: http://www.uniaobudista.pt/noticias.php?notid=523

Facebook: https://www.facebook.com/events/519616281412381/?context=create


===========================================================================
Local do Curso






Em destaque / Featuring

EVENTOS


MBSR Teacher Training

June 18-24, 2017

• Barcelos, Portugal
Faculty: Susan Woods, LICSW and Steven Hickman, PsyD
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM)























MINDFULNESS$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/mindfulness.html$hide=home

BUDISMO$type=three$m=0$rm=0$h=250$c=12$sn=0$show=home$show=/p/budismo.html$hide=home








Junte-se à comunidade

e receba o que temos para lhe oferecer!


A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute é uma associação científica, sem fins lucrativos, que procura contribuir para uma sociedade mais consciente através do estudo e da prática da Meditação (Mindfulness)...


Newsletter



Seguir


Nome












#guiada,1,activismo,1,alan-wallace,7,ansiedade,2,app,1,artigo,28,auto-compaixão,6,beth,1,book,1,budismo,20,budismo-evento,1,burnout,3,certificacao,1,Chi-kung,1,child teen mindfulness,1,cienca,1,ciencia,62,citação,2,cnv,1,cnv-retiro,1,compaixão,2,compassion,4,comunicao,1,crise,1,curso,3,Curso introdução ao Budismo,2,dalai-lama,1,depressão,2,detox,1,eckhart-tolle,3,ecologia,2,elisha goldstein,3,emoções,1,encomendar vídeos,1,escola,1,espiritualidade,3,evento,34,evento-budismo,4,evento-meditacao,39,evento-sentar,1,evento-tai-chi,2,evento-yoga,8,felicidade,9,filosofia,1,florescimento,1,formacao,5,guiada,14,guiada1,1,jovens,1,judson-brewer,2,karunavira,1,lama padma samten,2,livro,19,Matthieu Ricard,1,mbct,9,mbct-evento,3,mbrs,1,mbsr,27,mbsr-evento,9,mbsr-tti,2,meditacao,73,Meditação,15,memoria,1,mente,1,mindful-eating,6,mindfulness,136,msc,1,musica,5,online,4,pack1,7,paulo borges,3,paulo-borges,12,postura,1,pranayama,7,pratica,97,proximo-evento,2,questionário,3,quotes,1,respiracao,1,retiro,27,retiro-evento,11,richard davidson,1,rick hanson,5,sagarapriya,1,satyaprem,2,saude,47,scale,3,Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio,1,sex,1,silêncio,1,sqp,1,stress,10,susana-santos,1,sustentabilidade,6,Tai-chi,1,test,5,teste,4,tsering,3,varios,6,videos,8,Vídeos,2,vitor-bertocchini,6,workshop,6,Yoga,22,yoga-aulas,2,yoga-retiro,2,Zen,2,
ltr
item
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute: Curso de Introdução à Meditação – nível I
Curso de Introdução à Meditação – nível I
Curso de Introdução à Meditação – nível I. O curso visa introduzir à prática das principais formas de meditação budista tradicional. A meditação tem muitos benefícios, cientificamente comprovados, como suprimir a ansiedade e o stress, restabelecer o sono, aumentar a memória, a capacidade de concentração e a inteligência, ajudar a superar desequilíbrios psicológicos e crises emocionais, restabelecer a harmonia nas relações humanas. Começa a ser introduzida com grande sucesso nas escolas, empresas, hospitais e prisões e é cada vez mais praticada por sectores crescentes da população ocidental. O objectivo último é todavia libertar a mente de conceitos e emoções perturbadoras, levando-nos a descobrir e desenvolver a nossa natureza profunda numa compreensão clara da natureza das coisas e na extensão do amor e da compaixão a todos os seres.
http://3.bp.blogspot.com/-JwB0KEqrSn8/USQnpUVjG4I/AAAAAAAAA3U/uKhhwL20QLM/s1600/curso-meditacao-fev-2013-01.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-JwB0KEqrSn8/USQnpUVjG4I/AAAAAAAAA3U/uKhhwL20QLM/s72-c/curso-meditacao-fev-2013-01.jpg
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar | Mindfulness Institute
https://www.spm-be.pt/2013/01/Curso-de-Introducao-Meditacao-nivel-I.html
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/
https://www.spm-be.pt/2013/01/Curso-de-Introducao-Meditacao-nivel-I.html
true
9051233935020441872
UTF-8
Carregados todos os Posts Não foram encontrados Posts Ver Todos Ler Mais ReSponder Cancelar Responder Apagar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO LABEL ARQIVO PROCURAR TODOS OS POSTS Nada encontrado que corresponda ao que procura Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agostot Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mesmo agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por faver partilhe para DESBLOQUEAR Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy
iframe{display:block !important}